Cartão de crédito, confira nossas dicas

Apostar em fazer um bom cartão de crédito lhe dá muita flexibilidade e, se você for esperto com o uso do cartão, fará muito sentido usá-lo frequentemente como método de pagamento.

Saber usar um cartão de crédito corretamente é muito importante, pois pode ajudá-lo a administrar suas finanças e ganhar recompensas. Porém, se feito de forma errada o mau uso do cartão de crédito pode deixá-lo endividado.

Fazendo um bom uso do cartão de crédito

Em boas mãos, um cartão de crédito fornece uma série de benefícios. Enquanto ele atua, efetivamente, como um empréstimo de curto prazo, há muito mais do que isso envolvido nele.

– Alguns cartões de crédito são mais adequados para lidar com dívidas existentes, enquanto outros são bons para fazer compras e pagar por elas mais tarde.

Embora possa haver algumas exceções dependendo do cartão em questão, geralmente você deve evitar usar seu cartão de crédito das seguintes maneiras:

Não sacar dinheiro usando um cartão de crédito mais do que o permitido

As retiradas de dinheiro em cartões de crédito que excedem o limite mensal geralmente sofrem cobranças de juros a partir do momento em que a transação é feita.

As taxas de juros sobre saques são geralmente mais altas do que imaginado e podem arruinar suas finanças. Se possível, faça um orçamento e saque todo o dinheiro necessário para o seu mês de uma vez, garantindo segurança.

Dicas de uso do cartão de crédito

Respeitar os seguintes hábitos irá ajudá-lo a obter muito mais do seu cartão de crédito, evitando ao mesmo tempo pagar altas taxas de juros e cair em dívidas.

Pague a maior parte da dívida que puder cada vez que sua conta chegar

Pagar tudo – e não o mínimo – é a melhor forma de fazer um bom uso do cartão de crédito.

– Fazê-lo normalmente permitirá evitar o pagamento de juros durante um mês ou mais.

  • Se você tiver um período sem juros em compras e / ou transferências de saldo, sinta-se à vontade para pagar a dívida mais tarde, mas certifique-se de fazê-lo antes de passar automaticamente para a taxa padrão do cartão.

Escolha um cartão de crédito adequado para suas necessidades

Alguns cartões são projetados principalmente para lidar com dívidas, enquanto outros são mais adequados para compras.

Não basta prestar atenção às taxas de juros do título. Ao invés disso, determine as razões pelas quais você deseja obter um cartão de crédito antes de prosseguir e comparar as várias taxas de anuidade e juros online. Existem dezenas de opções para escolher.

Pague suas contas no prazo

Ao pagar suas contas em seus prazos, você pode usar seu cartão de crédito de forma responsável, como forma de melhorar sua pontuação de crédito (score).

cartão de crédito

Se você atualmente tem uma baixa pontuação de crédito, então suas opções serão tipicamente limitadas.

Com cartões para negativados ou com baixo score, as taxas de juros costumam ser muito altas, mas dão a você uma oportunidade de melhorar futuro financeiro.

Se você está negativado, é essencial que você busque limpar o seu nome o quanto antes para fazer um bom uso do cartão. Caso contrário, os juros altos podem rapidamente tornar-se incontroláveis.

Fique atento aos programas de recompensa dos cartões

Os cartões de crédito que oferecem recompensa são muito comuns e permitem que você aproveite promoções especiais com empresas específicas. A Nu Bank é um bom exemplo delas.

Por exemplo, um Nu Bank permite que você ganhe coisas como milhas aéreas, além de custear compras feitas em certos estabelecimentos. Conte com essa opção para aprender a fazer um bom uso do cartão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *